Atendimento

0

Pague com Pix

Compre e Retire

São Paulo - Capital

Entrega Expressa

São Paulo - Capital

Atendimento

(11) 3226-2222

Segurança

Loja oficial

17/04/2020

Como escolher o cabo de rede ideal?

Muita gente ainda se pergunta se o padrão de cabos que elas utilizam em sua empresa/residência pode influenciar na velocidade de rede. Mas, calma… não estamos dizendo sobre navegar mais rápido na internet, por exemplo, mas na transferência de arquivos entre computadores em uma velocidade um pouco maior dependendo das circunstâncias.

Mesmo que pareçam ter características parecidas, existem diferenças entre os cabos de rede existentes no mercado, onde podem influenciar, em alguns casos, na qualidade de transferência de dados.

Basicamente, existem três padrões de cabos: Cat5, Cat5e e Cat6. Você sabe quais são as diferenças e qual é o ideal para você? A gente te explica. Acompanhe!

Cat5

Apesar de ser mais antigo e considerado “mais lento”, os cabos de padrão Cat5 são capazes de suportar velocidades de transferência entre 10 Mbps e 100 Mbps, ou acima de 1 Gigabit, dependendo das condições da sua rede. Ele normalmente é indicado para as redes domésticas.

Cat5e

Feito para suportar velocidades de 1.000 Mbps (ou 1 Gigabit), este cabo é mais rápido e possui menos interferência do que a sua antecessora. Em linhas gerais, ele se mostra mais adequado para velocidades mais rápidas e transmissões mais estáveis.

Cat6

Com algumas melhorias, a Cat6 é ainda mais rápido e o nível de interferência é consideravelmente baixo e em alguns casos o padrão pode suportar velocidades de até 10 Gigabits. Em uma rede doméstica dificilmente você vai usar todo o potencial, de forma que ela só tem alguma utilidade em locais onde a distância de cabeamento seja superior a 10 metros.

Mas, afinal: qual cabo devo escolher?

Antes de mais nada, tenha em mente que a velocidade da sua rede é diferente da velocidade da sua internet. Dessa forma, pode ser que mudar todos os cabos da sua casa, por exemplo, não resultem numa velocidade maior, uma vez que, em pequenas distâncias, comuns nas redes domésticas, essas perdas não são tão perceptíveis.

Agora, se o seu objetivo é ter uma qualidade melhor na transferência de arquivos entre computadores do seu escritório, vale usar cabos mais novos, bem como o Cat6, que pode aumentar a velocidade. Mas, não se esqueça: se você trocar os cabos, o roteador e as placas de rede das máquinas também estejam adaptados a esse padrão.

Viu só como é fácil entender a diferença entre os cabos? Agora, se você ainda ficou com dúvidas ou precisa de um suporte mais específico, não deixe de contar com a gente da Cabos Golden!