Atendimento

0

Pague com Pix

Compre e Retire

São Paulo - Capital

Entrega Expressa

São Paulo - Capital

Atendimento

(11) 3226-2222

Segurança

Loja oficial

17/04/2020

Qual a melhor opção: cabo SDI ou cabo HDMI?

Entenda os diferenciais de cada tecnologia e saiba escolher o melhor cabo para o seu projeto

Para garantir a qualidade de projetos que envolvam vídeo e áudio, você deve se atentar aos equipamentos utilizados. O tipo de cabo escolhido para a captação das imagens pode ser um bom aliado no resultado final, por exemplo. Entenda as diferenças entre o cabo SDI (Serial Digital Interface) e o cabo HDMI (High-Definition Multimedia Interface ou Interface Multimídia de Alta Definição, em português).

Cabo SDI

Tecnologia para filmagens

O padrão SDI HD é uma ótima alternativa para produções de vídeo, estúdios de TV e cinema. É utilizado para transmitir sinais digitais de vídeo com ou sem áudio, sem compressão e sem codificação.

A transmissão dos dados é feita através de cabos coaxiais e conectores BNC. O cabo SDI permite a transmissão de 60 fps (frames por segundo) em uma resolução HD, a uma taxa de 1,485 Gbit/s de dados nominais.

Qualidade de imagem em tempo real

Uma das vantagem do cabo SDI é a extensão de até 100 metros com baixa latência. Os cabos longos não sofrem interferências e a resolução das imagens pode chegar a até 3 Megapixels (2048×1080). Além disso, a tecnologia SDI é ideal para fins de segurança, podendo ser utilizada em circuitos fechados de TV, e para situações onde são necessárias imagens em tempo real como transmissões ao vivo, por exemplo. Tudo isso por não precisar comprimir e descomprimir imagens em movimento.

Cabo Joker (SDI HD) e Multicabo Director

No padrão SDI HD você encontra dois tipos de cabos. O cabo SDI HD é conhecido como Cabo Joker, pois serve tanto para áudio como para vídeo, sua transmissão de sinal fornece mais detalhes, maior qualidade e envia o sinal SDI – HD a até 100 metros de distância. Já o Multicabo Director conta com duas vias de cabo Joker SDI HD, possibilitando a transmissão de sinais de áudio, vídeo, intercomunicação e energia em um só cabo. Ele é ideal para filmagem de eventos.

Cabo HDMI

Conexão original entre computadores e TVs

cabo HDMI é uma tecnologia de transmissão simultânea de áudio e vídeo de alta resolução para televisores, videogames e computadores. Com a chegada do cabo HDMI ficaram para trás tecnologias como os cabos componentes com saídas separadas, por exemplo. Portanto, é ideal para o meio digital garantindo alta qualidade e imagem de ótima resolução,.

Existem variações entre os cabos que trazem diferenças em velocidades e qualidade de transmissão. Materiais como o ouro na composição dos cabos faz parte destas variações, por exemplo.

Reprodução com alta qualidade igual para todos dispositivos

Diferente do sinal analógico, o sinal transmitido pelo cabo HDMI não sofre interferências. Devido a isso funciona através do “tudo ou nada”, pois não existe um meio termo na transmissão. Dessa forma, o cabo HDMI garante transmitir alta qualidade de imagem a qualquer dispositivo.

Distância e qualidade

Diferente do SDI, o cabo HDMI não transmite com qualidade em cabos de longas distâncias (mais de 10 metros) sem um regenerador de sinal. Até 3 metros, mesmo os modelos mais básicos são capazes de lidar com o sinal com facilidade. Até 10 metros é necessário um pouco mais de cuidado. A partir dessa distância é importante pesquisar por modelos que incluem um regenerador para garantir que cada bit da informação chegue ao dispositivo com qualidade.

Além dos diferenciais, existem diversas outras informações sobre o cabo HDMI, como a durabilidade, versão e lançamentos. A verdade é que o consumidor pouco se informa a respeito da tecnologia, e infelizmente, muitas revendas caem no mesmo defeito.

A Cabos Golden fornece e fabrica cabos de alta qualidade para todo tipo de projeto. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!