Atendimento

0

Pague com Pix

Compre e Retire

São Paulo - Capital

Entrega Expressa

São Paulo - Capital

Atendimento

(11) 3226-2222

Segurança

Loja oficial

17/04/2020

HDMI, VGA, DVI, DisplayPort, Componente ou RCA: qual conector de vídeo é o melhor?

Apesar serem utilizados para a mesma funcionalidade, os conectores de vídeo confere, unicamente, uma qualidade de imagem e resoluções diferenciadas.

Tendo isto em vista, nós da Cabos Golden resolvemos desmistificar e explicar quais são os tipos de conectores de vídeo existentes no mercado, e qual deles é o mais adequado para cada uso. Acompanhe!

  • Vídeo Componente

Com o intuito de fornecer imagens de altas resoluções, o vídeo componente utiliza três cabos: um para luminância e dois para as cores, que são Y, Pb e Pr, respectivamente.

  • Cabo RCA

Conhecido como vídeo composto, o cabo RCA é o modelo mais básico de conectores de vídeo. Normalmente, esse cabo é composto de três pontas com cores distintas, sendo que duas delas são responsáveis pelo transporte de dados de áudio e a outra, de imagem.

  • Cabo VGA

O VGA (Video Graphics Array) utiliza o plug D-Sub, aquele velho plug azul do famoso e antigo monitor tubo. Se você precisar ligar seu notebook à TV para assistir um filme e seu notebook não possui o conector HDMI, o VGA é uma boa saída.

  • Cabo HDMI

O que está na moda é o cabo HDMI, que foi feito para transmitir vídeo e áudio sem a necessidade de cabos separados para áudio como é o caso dos conectores anteriores. Em resumo, o HDMI já está na sua versão 2.0, e já a permite a transmissão de vídeos em 4K, além de suportar até 32 canais de áudio sem compressão.

  • Cabo DVI

Por ser o primeiro da linha de conectores de vídeo a transmitir o sinal de vídeo digital, o DVI (Digital Video Interface) permite resoluções de 1920 x 1080 (Full HD) até 2048 x 1536 (QXGA), podendo transmitir tanto o sinal analógico como digital.

  • DisplayPort

Similar ao HDMI, o DisplayPort foi feito para transmitir vídeo e áudio (de forma digital e simultânea). A diferença entre eles é que o DisplayPort tem uma aceitação e uso maior em computadores, diferente do HDMI que é utilizado em diversos tipos de dispositivos.

Mas, afinal: qual desses conectores de vídeo é o melhor?

Agora que você já conhece um pouco das diferenças e principais características de cada conector, na hora de decidir por qual deve optar, o ideal é levar em consideração características menos aparentes.

Para um computador: o DisplayPort, HDMI e DVI transmitem sinais de forma digital, o que pode ser crucial. Outro fator é que o DisplayPort e HDMI são capazes de enviar imagens e áudios através de uma única via, sendo mais cômodo e prático para quem não gosta de cabos espalhados.

Para games: deve ser considerada a resolução, onde os cabos HDMI e Componente apresentam qualidades melhores, já que ambos suportam a resolução de 1080p.Também possuem uma gama de cores mais “vivas”, o que torna a experiência do jogo ainda melhor.

Viu como é possível encontrar a melhor solução em cabos? Por isso, se está precisando de algum de nossos conectores de vídeo, não pense duas vezes: fale conosco da Cabos Golden!