Atendimento

0

Pague com Pix

Compre e Retire

São Paulo - Capital

Entrega Expressa

São Paulo - Capital

Atendimento

(11) 3226-2222

Segurança

Loja oficial

17/04/2020

Tipos de cabos de rede: você sabe a diferença entre eles?

Os cabos de rede servem para que os computadores se comuniquem por meio de conexões. Assim como existem as conexões sem fio – o Wi-Fi, por exemplo – existem também conexões por cabo elétrico ou fibra óptica.

Os cabos de rede seguem padrões e possuem diferentes especificações em que a velocidade da transmissão de dados é diferente.

Atualmente existem dois tipos de cabos de rede: o cabo coaxial e o cabo de par trançado. Entenda suas especificações:

Cabo Coaxial

O cabo coaxial é usado pelos provedores de internet para conectar a rede local da residência com a internet. É aquele cabo conectado ao seu roteador, um dos primeiros tipos de cabos utilizados em redes locais. Ele consegue transmitir dados em até 10 Megabits por segundo (Mbps).

Por permitir frequências muito elevadas sem a necessidade de replicar o sinal em grandes distâncias, este cabo também é bastante utilizado para transmissões de imagens para televisão.

Porém, na montagem de redes locais, os cabos coaxiais podem apresentar alguns problemas, pois quando esse tipo de cabo é usado, a rede fica em uma topologia chamada barramento, ou seja, quando muitos computadores são conectados a um cabo principal, a comunicação entre eles acontece por fila, um esperando o outro terminar para poder “falar”. Caso dois computadores se comuniquem ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e os dados precisam ser retransmitidos.

Dessa forma, usar um cabo coaxial em uma rede com muitos computadores pode causar atrasos no envio de dados.

Cabo de par trançado

Muito utilizado para montagem de redes locais, este cabo recebe este nome pela sua composição. Ele é formado por quatro pares de cabos entrelaçados entre si. Isso traz como benefício a diminuição de interferências eletromagnéticas.

Ao contrário do coaxial, o cabo de par trançado é ideal para ser usado em topologias onde existe a comunicação de muitas máquinas ao mesmo tempo. Além disso, podem ser utilizadas para ligar equipamentos de redes como hubs e switches.

E como o cabo identifica qual máquina está se comunicando? De uma forma bem simples! Todo cabo de rede utiliza um conector. O cabo coaxial, por exemplo, utiliza o conector BNC, já os cabos de par trançado utilizam conectores RJ-45 que possuem 8 pinos: um para cara fio em dois padrões.

Quer saber mais sobre as diferenças entre estes padrões? Fale com nossos consultores!

Para conectar dispositivos diferentes, como um computador e um switch, é possível utilizar um cabo com o mesmo padrão nas duas pontas. Nesse caso, recebe o nome de cabo direto, ou straight through.

Para conectar dispositivos semelhantes, como um computador para outro, utiliza-se padrões diferentes em cada ponta do cabo. Neste caso, essa configuração recebe o nome de cabo cruzado, ou crossover.

Quer entender mais sobre as diferenças entre cabos diretos e cabos cruzados? Entre em contato com um especialista! Clique aqui!

A velocidade da transmissão

A principal diferença entre uma categoria e outra é a velocidade da transferência de dados. A categoria 5e pode transferir até 1 Gbps (Gigabits de dados por segundo), enquanto a categoria 6 foi feita para transmitir grandes quantidades de dados, transmitindo de 1 Gbps até 10Gbps.

Além dessas, existem outras categorias de cabos de par trançado, como a categoria 5 que já está fora de mercado, ou a categoria 6a que transmite dados a partir de 10 Gbps.

Dê o primeiro passo!

Fale agora com um especialista e adquira cabos de rede da mais alta qualidade clicando aqui. Aproveite para conferir os preços para vendas no atacado.