Atendimento

0

Pague com Pix

Compre e Retire

São Paulo - Capital

Entrega Expressa

São Paulo - Capital

Atendimento

(11) 3226-2222

Segurança

Loja oficial

17/04/2020

Entenda a diferença entre os conectores P1, P2, P3 e P10

Para que servem os conectores P1, P2, P3 e P10?

Com o avanço da tecnologia em dispositivos como televisores, Smartphones, e computadores, as fabricantes também investem na conexão entre esses dispositivos.

Hoje por exemplo, é possível conectar um celular à televisão exibindo fotos ou vídeos baixados na internet. Em muitas ocasiões essas conexões são realizadas por cabos e, embora exista uma grande variedade deles, nem sempre sabemos a real função de cada um.

Entenda a variedade e especificações, para ter condições de identificá-los e saber também porque um determinado tipo de cabo pode ou não atender a todas suas necessidades.

Identificando os Conectores P1, P2, P3 e P10

O primeiro passo é entender que esses conectores possuem um formato cilíndrico, e são utilizados para transmissão de sinais analógicos, geralmente de áudio.  Podem ser do tipo TS (Tip-Sleeve), TRS (Tip-Ring-Sleeve) ou TRRS (Tip-Ring-Ring-Sleeve). No Brasil, esses conectores são conhecidos como P1, P2, P3 e P10.

Os Conectores P1 tem diâmetro de 2,5mm e podem contar com uma linha preta horizontal com finalidade de isolar dois contatos para transmitir apenas um canal de áudio (mono); duas linhas pretas isolando três contatos, sendo os dois de cima para áudio esquerdo e direito e o de baixo para função terra.  Também podem contar com três linhas pretas isolando quatro contatos, responsáveis pelo canal de áudio esquerdo, direito, terra e um deles para a função microfone. 

As características principais do conector P2 são possuir duas linhas pretas na horizontal. A função dessas linhas consiste em impedir qualquer interferência de áudio de um canal com outro. O áudio correspondente ao lado esquerdo fica situado na parte superior do plug, enquanto o lado direito fica na parte central e o terra está na parte inferior. Esse conector possui 3,5mm de diâmetro.

No conector P3 o diâmetro é de 3,5mm entretanto podem ser encontrados três linhas pretas separando o plug em quatro partes. Os canais de áudio esquerdo e direito ficam situados na parte superior, enquanto a parte inferior fica responsável pela função terra e pelo  microfone. 

Dependendo da marca do aparelho, o mesmo pode interpretar que o microfone fique no contato acima do terra ou vice versa.

Alguns Headsets contam com adaptador caso o aparelho do usuário não identifique corretamente a posição do microfone ou do terra.

Os Conectores P10 podem ser tanto mono, (transmitindo um canal de áudio) quanto estéreo, (transmitindo dois canais de áudio). A diferença em relação aos outros conectores é que seu diâmetro é de 6,35mm e não possuem a função microfone. 

Conforme as informações apresentadas, podemos considerar que, devido às características peculiares de cada marca, tipo de aparelho e diâmetro do cilindro esses conectores apesar de semelhantes podem não funcionar corretamente segundo a função pretendida ou serem incompatíveis.

Existem conectores apropriados para Smartphones e Tablets, enquanto outros são mais adequados para computadores e outros específicos para alto-falantes.

Quer encontrar o  conector mais apropriado para seu aparelho? Entre em contato com um especialista. Clique aqui.