Atendimento

0

Pague com Pix

Compre e Retire

São Paulo - Capital

Entrega Expressa

São Paulo - Capital

Atendimento

(11) 3226-2222

Segurança

Loja oficial

17/04/2020

Conheça 10 conectores mais conhecidos e utilizados

Os conectores são responsáveis por fazer a ligação entre um ou mais dispositivos para estabelecer sinais de comunicação ou alimentação elétrica. Por isso, eles são peças chaves de qualquer aparelho eletrônico e geralmente vêm inclusos na compra dos equipamentos para facilitar sua instalação.

Existem diversos tipos de conectores, mas alguns são mais utilizados por conta das suas funcionalidades e características específicas, seja para fazer a ligação entre diferentes tipos de dispositivos ou como adaptadores, veja a lista com os mais utilizados:

Confira os 10 principais conectores:

1. Conector VGA

Os conectores VGA (Video Graphics Array) que significa matriz de gráficos de vídeo, chamados de SUB-D15 ou DB-15 são formados por três linhas de 5 pinos e são responsáveis por transmitir os componentes vermelho, verde e azul (RGB) das imagens que são exibidas em telas, servem também para ligar projetores e monitores por exemplo.

2. Conector HDMI

Os conectores HDMI (High-Definition Multimedia Interface) são a opção digital para transmissão de sinais de imagem e som. Eles estão gradativamente substituindo os conectores VGA e RCA para a transmissão de sinais digitais em TV’s e até mesmo projetores e monitores de computador. Estes conectores são capazes de transmitir uma quantidade massiva de dados o que é o caso de sinais HD e 4K dos atuais aparelhos de TV.

3. Conector DVI

Outro conector que é utilizado para transmissão de sinal digital é o DVI (Digital Visual Interface) que significa Interface de Digital Visual. Este sim substitui diretamente os cabos VGA que são sua versão para sinal analógico. O DVI é utilizado para transmitir os sinais de vídeo digital da placa de vídeo para um monitor, projetor ou até mesmo algumas TV’s.

4. Conector USB

Os conectores USB (Universal Serial Bus) ou porta universal em português, são conectores que seguem o padrão de portas com o protocolo de mesmo nome, ou seja USB. Este protocolo de comunicação é utilizado em conexões para provimento de energia e comunicação entre aparelhos digitais como computadores, impressoras, celulares, etc.

5. Conector RCA

Os conectores RCA (Radio Corporation of America) foram desenvolvidos para diminuir a interferência em sinais de pequena amplitude. Transmitem sinais com frequências que variam de baixo para alto com muitos Megahertz. Eles são fabricados com cores padrões que facilitam no momento da instalação e podem ser utilizados em televisores, amplificadores e som estéreo. 

6. Conector BNC

Os conectores BNC (Bayonet Neill Concelman) são conectores feitos para transmissão de sinais de rádio via cabos coaxiais (RG-58, RG-59). Estes conectores são muito confiáveis e garantem uma ótima qualidade na transmissão dos sinais, por isso fizeram tanto sucesso e são muito utilizados hoje em dia.

7. Conector TS/TRS

Os conectores TS/TRS conhecidos no Brasil como P1, P2, P3 ou P10, são utilizados normalmente para conexões onde há transmissão de sinais sonoros, um exemplo muito utilizado pela maioria das pessoas são os fones de ouvido que normalmente contam com um conector P2 ou P3 na sua ponta. 

Saiba a diferença entre P1, P2, P3 e P10

8. Conector Banana

Os conectores banana servem para alimentar protoboards, facilitar a montagem de cabos e são utilizados por aparelhos eletrônicos como fontes de alimentação, osciloscópios e instrumentos multímetros. Ele foi desenvolvido para evitar acidentes e deixar os fios de maneira organizada.

9. Conector RJ

Os conectores RJ (registered jack) são utilizados para conectar equipamentos de telecomunicações ou em redes de computadores. Possui variados padrões, entre eles o RJ11 para fios de telefone e o RJ45 chamado de LAN ou porta ethernet que corresponde a placa de rede.

10. Conector Jack

Os conectores Jack são os utilizados em pequenos equipamentos de áudio como o fones de ouvido, microfones e amplificadores de som. Existem três tipos de tamanhos (2.5 mm, 3.5 mm e 6.5 mm) e duas versões, o Jack Mono para transmitir sons monofônicos e o Jack Estéreo para sons estereofônicos.

Onde comprar?

Cabos Golden está há 25 anos sendo referência na fabricação e customização de cabeamentos completos de audiovisual. Além disso, oferece produtos das melhores marcas para atender e resolver todos os problemas dos clientes.

Sempre com uma equipe técnica pronta para ajudar, a empresa possui uma linha completa de conectores com as melhores condições do mercado.

Gostou? Ficou com alguma dúvida sobre qual conector combina mais com o seu projeto? Entre em contato com a gente, tire suas dúvidas e adquira o conector ideal para o seu negócio!